Início

Visitar > Jardim Suspenso do valongo



Jardim Suspenso do valongo

Roteiro cultural negro

O Jardim Suspenso do Valongo, inaugurado em 1906 e reaberto em 2012, na região portuária, foi um dos marcos da gestão Pereira Passos. O Jardim fica na subida do Morro da Conceição (Centro), na Rua Camerino, bairro Saúde. No início do século XX, o bairro fazia parte da chamada “Pequena África”, região da cidade que concentrava os afrodescendentes e que teve um importante papel na gênese do samba carioca. Na frente do Jardim, não coincidentemente, localizam-se os Morros do Livramento e da Providência, as primeiras favelas do Rio e do Brasil. Com a revitalização da Zona Portuária, o Jardim passou a integrar até roteiros culturais, como o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana.

É importante saber do passado histórico do Jardim, que até 1831, abrigava armazéns de venda de escravos e, posteriormente, café e outros produtos. O espaço fica aberto a visitação diariamente, das 10h às 18h, e a Casa da Guarda que fica nas suas dependências abriga uma exposição permanente com os achados arqueológicos das escavações das obras do Porto. Existe também a possibilidade de visitá-lo como parte de um tour guiado pela Região Portuária – o ponto de partida é o hall do MAR, Museu de Arte do Rio, e as saídas são feitas todas terças-feiras, sábados e domingos às 10:30h, 12:30h, 14:30h e 15:30. As saídas ocorrem às 11h e às 14h, de terça a domingo. Marcações para grupos pelo email: atendimento@meuportomaravilha.com.br

Antes ou depois deste passeio cultural, vale uma volta pelo Cais do Valongo. Outro ponto histórico no Centro do Rio, que pretende recuperar um pedaço importante da história da presença negra no país.

Contato

Jardim Suspenso do Valongo

R. Camerino, s/n

Centro, Rio de Janeiro

 

Horário

terça a domingo: 10:00 a 18:00