Início

Comprar > Acorda



Acorda

Consciência, sustentabilidade e moda

Conversamos com as afroempreendedoras, Luana e a Michelle, sobre a marca ACORDA, que as duas criaram e lançaram em 2014 produzindo peças exclusivas e sustentáveis. Todas as peças são produzidas à mão e tem como matéria prima principal o uso de tecidos de decoração, misturando cores, desenhos supercoloridos, estamparia e elementos étnicos.

 

Descobrimos várias coisas legais durante esse papo! Começamos descobrindo um pouco mais sobre o que elas fazem e como a marca surgiu:

Luana Maria é designer de moda/figurinista possui vasta experiência com carnaval e figurino  e mora na Estácio. Michelle Andrade é jornalista/produtora de moda, trabalhou no mercado de assessoria de imprensa e produção de moda e mora no Grajaú. As amigas irmãs se conheceram na adolescência e o desejo de terem um negócio próprio sempre esteve presente em suas conversas, até que um dia Luana ganhou alguns retalhos de tecidos e fez uma bolsa. Ao ver aquilo Michelle viu que isso poderia ser o começo de um negócio para elas e para o meio ambiente. Viraram sócias e começaram a desenhar o seu projeto de utilizar o que a indústria e as pessoas descartam através de uma mão de obra justa, indo na contra mão do fast fashion.

 

Como é o processo de criação de vocês?

“Começamos recolhendo os tecidos e aviamentos que são descartados, pensamos em um tema e depois disso olhamos o que temos no estoque e vemos se é possível executar o que imaginamos. Normalmente trocamos o tema três vezes. Esse tema sempre gira em torno do nosso povo, sempre queremos contar nossas histórias através do que criamos.”

 

O que vocês tem ouvido, visto, visitado e que tem influenciado na criação de vocês?

“Estéticas africanas e tudo o que diz respeito à esse continente me fazem estar imersa em pesquisas sobre moda, comportamento e cultura de diversas regiões, mas Nigéria e Accra tem sido grandes fontes. A playlist varia entre Miles Davis, Abhi, Peace And Body Roll Duo Boomscat, Liniker, Erika Badu, muito funk, pagode e rap. A série Insecure também tem lugar certo na agenda e se tornou um grande vício pela qualidade e pela representatividade. E observar o comportamento das pessoas, viver e sentir a Zona Norte  para aprender cada vez mais sobre empreender.” – Michele

“Rosa Magalhães, Fernando Pinto, Viriato Ferreira, Frida Khallo, Keith Harig, Alexandre Hercovitch, JunNako e muito mais. Perto de mim não pode faltar Carl Cox, Chromeo, John Coltrane e 9th Wonder.” – Luana

 

Qual é a opinião das duas ao saber que a maior porcentagem de empreendedores no Brasil são mulheres negras? 

“Poder mostrar para todos que nós mulheres pretas somos e podemos ser o que quisermos é algo maravilhoso! Nós incentivamos sempre as pretas a buscarem o seu lugar ao sol nesta sociedade machista e tem dado certo. A prova disso é esse crescimento e cada vez mais estarmos juntas, dando as nossas mãos e fazendo o “nós por nós” acontecer cada vez mais.”

 

Como vocês se sentem sendo referência para os mais novos e para as pessoas que não sabem do seu próprio potencial?

“Nos sentimos muito felizes! Sentimos muita falta da representatividade em diversas situações e momentos de nossas vidas e hoje ver as pessoas usando nossos produtos é algo incrível. Saber que as pessoas se inspiram na nossa imagem, que desejam os cabelos que usamos, as roupas que garimpamos e os produtos que criamos é algo maravilhoso. É ótimo poder trocar experiências, conversar e aprender cada vez mais com as pessoas.”

 

O que aconteceu de legal durante a trajetória da marca e o que vocês buscam levar para as pessoas?

“A marca tem dois anos e ao longo desse tempo algumas coisas bacanas aconteceram. Além da ACORDA já ser comercializada através da internet, eventos hypados e delivery, fizemos parceria com a marca Karamello, passamos a vender nas lojas Void, participamos de eventos no RJ e em SP e executamos trabalho para a Nike. E o melhor de tudo é ver que as pessoas estão se conscientizando sobre o que é upcycling e sua importância no mundo. Acordamos para a importância de reduzirmos o lixo em nosso planeta e queremos incentivar as pessoas á fazerem isso também.”

Contato

Acorda

(21) 98106-6522

www.useacorda.com

@useacorda

contato@useacorda.com

www.facebook.com/useacorda